Laurie Halse Anderson - Garotas De Vidro

18:44

                                                                        
Garotas de Vidro
Garotas de Vidro
Laurie Halse Anderson
Editora Novo Conceito,2012
272 páginas

Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer.
O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos.
Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.
Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.

-----------------------------------------------------------------------------------------
  

Garotas de Vidro é um livro muito intenso ,então tem que ler com calma. Lia faz parte de um mundo fora da realidade onde seu corpo está sobe o poder da sua mente.Ela se olha no espelho e se acha gorda, feia, estupida,com menos de 45 quilos. Tudo que ela ingere dentro da boca é contado.
  A autora passa um lema de garotas com transtornos alimentares,e apresenta dois transtornos diferentes um do outro, a bulimia e o que Cassie tem e anorexia e o que Lia tem e para elas o que era um simples desafio acaba virando uma obsessão devastadora. Lia, não mora com mais com a mãe,já que uma não se dá bem com a outra,apos te-lá internado pro conta de seu problema, e quando sai vai morar com o pai, a madrasta e sua meia-irmã Emma.


  Apos a morte de Cassie  a vida de Lia vira do aveso, o que já era ruim, fica pior ainda. Ela começa a ver o fantasma de Cassie, o que não é uma tarefa fácil.
 Nunca li livros com o tema de distúrbios alimentares, só pra você ter uma noção comprei o livro pela beleza da capa, na bienal.
 Achei que o livro ia ser uma coisa extremamente chata, mais me surpreendeu só que as vezes a forma da personagem pensar me deixava irritada, ela era muto escrava do seu próprio corpo, que causou mal a ela própria e pelas pessoas próximas dela.


 Então eu vivenciei um dilema que nunca me aprofundei é como se eu fosse a própria Lia e passa-se o que ela passou. A leitura é bem pesada, mais apesar de tudo o final foi surpreendente.
 Então não vou dizer que foi uma das minha melhores leituras,mais sim esse livro passou um ensinamento,um dilema que muitas pessoas no mundo passam e mudou realmente minha forma de pensar,porque foi por um simples desafio que elas ficaram dependentes dos seus próprios corpos.


                             








 Blogs Participantes:

You Might Also Like

11 comentários

  1. Eu li a resenha do livro hoje, e adorei a trama. Não deve ter nada de chata pelo jeito. Eu vou adorar a leitura!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Esse é um sick-lit e livros desse gênero sempre mexem com a nossa mente,hahahaha, eu particularmente adoro e pessoas nessa situação dela do livro são assim mesmo,escravas do próprio corpo e da própria doença.

    Eu leio muito livro nesse estilo, desse gênero e esse é um que quero muito ler, já pesquisei bastante e li muitas resenhas e só fico ainda mais curiosa.

    Boa resenha.

    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olha eu já ouvi falar bem desse livro, mas eu sinceramente acho ele meio pesado pra mim o momento sabe? Eu acho que ele passa uma mensagem de um assunto muito importante e que também acontece muito no dia a dia das pessoas que tem esse problema, mas eu sinceramente não pegaria para ler no atual momento. Mas adorei a maneira que tu escreveu a resenha. Sua sinceridade e tudo mais. Parabéns =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/lancamento-editora-butterfly.html

    ResponderExcluir
  4. 'corpo é escravo da sua mente' acho que isso é tão real, e a mente escrava de padrões sociais absurdos...
    Não sabia que o livro trazia um enredo tão profundo. Gostei de sua resenha e da dica de leitura, vou me inteirar melhor dessa história.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto esse livro algumas vezes, mas nunca tinha parado pra ler a sinopse. Gostei de saber que o enredo é intenso, envolvente, mas confesso que ele também me deixou com um pouco de medo. Como é o desenvolvimento da história? As personagens são fáceis de você se identificar?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com a leitura do projeto atrasada. É bom quando o livro nos deixa uma forte impressão mesmo que seja algo tão 'pesado'.Por isso que eu quero terminar logo a minha leitura.
    Beijos
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que bacana a temática do livro. Acho importante assuntos assim. Às vezes a gente precisa de um empurrãozinho para enxergar o mundo à nossa volta e os livros tem essa magia, mesmo sendo ficção (em algumas vezes)

    Um abraço pra ti!
    Vanessa Vieira
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante da premissa do livro, mas não sei se seria um livro adequado para mim no momento, estou evitando sick-lits por me fazerem chorar bastante.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Acho o tema desse livro muito interessante! Bulimia e Anorexia são doenças que quem tem não consegue enxergar e acabam fazendo muito mal para si mesmas!
    Acredito que esse livro deva ser realmente uma leitura difícil e que mexa muito com nossos sentimentos. Gostei e pretendo comprar em breve e fazer essa leitura.

    Beijos ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Eu sempre tive vontade de ler esse livro porque possui um tema sério e fico curiosa para conhecer a narrativa. É um assunto bastante delicado e gosto de ler sick-lits.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee!
    Li hj uma resenha deste livro que ainda n conhecia, fiquei lok p ler este tema em um livro, p mim seria novidade. A capa é fantástica e imagino q leitura intensa!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir